Impressora 3D de tecidos vivos é lançada pelo Rokit

InvivoAté pouco tempo atrás tudo que era relacionado a Bio-impressão 3D era inédito. Atualmente, a cada dia se ouve notícias sobre novidades neste setor. Felizmente, esse campo de pesquisa recebe mais um impulso. A fabricante de impressoras 3D com o mais rápido crescimento em âmbito mundial, a sul-coreana Rokit, acaba de lançar uma nova Bio-impressora chamada Edison Invivo. Continuar lendo

Órgãos impressos em 3D ajudam médicos a treinarem para cirurgias

cranio_100215

Réplicas de órgãos humanos feitas com impressoras 3D ajudam médicos a treinar antes de operar um paciente. A nova técnica diminui os riscos e reduz em até 30% o tempo das cirurgias (Clique aqui para ver o vídeo da matéria completa).

http://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/videos/2016/02/18/15773629-orgaos-impressos-em-3d-ajudam-medicos-a-treinarem-para-cirurgias.html

Rokit anuncia pesquisa para Bioimpressão

Rokit1Estamos prestes a presenciar uma revolução médica. Uma revolução que, apesar de estar no estágio inicial, irá mudar a forma de ver e tratar inúmeras doenças. A Bioimpressão 3D não é mais uma tecnologia de um futuro distante, ela está acontecendo aqui e agora. Continuar lendo

Impressão 3D acelera construção da Sagrada Família

Se você é um amante de viagens como eu, já deve no mínimo ter ouvido falar sobre a Sagrada Família, em Barcelona. A Sagrada Família é um templo católico e principal ponto turístico da capital catalã. Sua construção iniciou em 1882 e, mesmo assumida por Antoni Gaudí em 1883, é obra inacabada até os dias de hoje.

SagradaFamilia

Pois o que a impressão 3D tem a ver com esta maravilhosa obra-prima? Graças a impressão 3D, esta magnífica construção está com os dias contados e prevista para ser finalizada em 2026, 100 anos após a morte de Gaudí.

Em 2013, a equipe responsável por terminar a obra adquiriu duas impressoras 3D Projet Colour Jet. A partir deste momento eles passaram a trabalhar com a tecnologia de modelagem 3D e usar as impressoras 3D para visualizar os modelos. Este procedimento é muito mais eficiente que criar protótipos a mão, além de possibilitar a criação de maquetes fieis ao projeto original. A impressão de um protótipo leva em torno de 12 horas, então é possível imaginar a agilidade deste processo para a arquitetura.

Após começar a trabalhar com o processo de manufatura aditiva, foram reduzidos consideravelmente o desperdício de material e erros. A grande vantagem, no entanto, é econômica. A tecnologia reduz os custos, então a equipe pode gastar o dinheiro das doações de forma mais eficiente. Gaudí era conhecido como um arquiteto inovador quando se tratava de métodos produtivos. “Se Gaudí estivesse vivo hoje, ele já teria trazido a tecnologia 3D ao seu expoente máximo, uma vez que muito do seu trabalho já foi concebido tridimensionalmente”.

Adaptado de: http://3dprinting.com/news/3d-printing-speeds-up-the-construction-of-the-sagrada-familia/

Armadura do Ironman impressa com impressoras Edison

rokit-3d-printing-iron-man-suit-3dison-3d-printer-1

Cada novo trabalho realizado com as Impressoras Edison reforça a sua alta capacidade de imprimir peças de alta qualidade. Confira algumas fotos da armadura do Ironman impressa pelo professor Sul Coreano,  Park Jong Sam, do departamento de Design Industrial do KEIMYUNG College University. Segundo o professor, 80% das peças foram impressas em ABS com as impressoras Edison PRO e H700 e poucas delas precisaram de pós processamento como lixamento e pintura.

Curta nossa Fanpage do Facebook e confira mais fotos deste trabalho incrível.

Clique aqui para ver mais imagens.

Lump: A luminária fabricada por impressão 3D

Lump1

Um dos grandes diferenciais da impressão 3D é sua versatilidade. Cada dia que passa surgem novas idéias para sua utilização, aparecem diferentes aplicações. A industria automotiva, a aeroespacial, a medicina, entre outras, adotaram a impressão 3D como um artigo indispensável em “sua caixa de ferramentas”.

Continuar lendo